Bem-vindo ao Sistema de Formação do
Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
Recuperação de Calçado

RECUPERAÇÃO DE CALÇADO

ID: 4689

Partilhar:        
Local: Online

Tipo de Organização: E-Learning / FaD

Preço: Gratuito
Data início: 2024-07-03
Duração: 18 horas
Regime: Pós-Laboral
Horário: 18:30-21:30  - no(s) dia(s):  2.ª - feira  e   4.ª - feira
Destinatários: Todos os interessados nesta temática da reparação do calçado
Objectivos:
A arte da reparação de calçado surge como um princípio de sustentabilidade e consciência ecológica. Reparar calçado é um ato de respeito pelo trabalho envolvido na sua produção, valorização dos materiais e, sobretudo, um compromisso com o planeta.

Ao se inscrever nesta ação não estará apenas a aprender uma técnica, mas também a dar mais um passo rumo à redução do desperdício e comprometer-se em mais uma jornada pela Sustentabilidade.
O CTCP abre uma ação de capacitação em Recuperação de Calçado, online, com 18 horas em horário pós-laboral.

Esta ação terá lugar de 3 de julho a 22 de julho, 2ª e 4ª das 18:30-21:30, com o propósito de desenvolver técnicas para consertar/restaurar calçado.

Programa:

Ao longo das 6 sessões, os participantes serão acompanhados pelo formador Jose Carlos Pinho, Formador certificado com mais de 40 anos de experiência no setor do calçado, e irão explorar com ele várias formas de reparação de calçado.


- Materiais utilizados no fabrico e conserto de calçado.
- Ferramentas e Equipamentos: identificação e uso de ferramentas básicas e avançadas; manutenção e cuidados com os equipamentos.
- Técnicas de Conserto: reparo de solas e saltos; troca de palmilhas; ajustes e reparos de costuras; troca de acessórios.
- Acabamento e Personalização: técnicas de polimento e pintura; personalização de calçado (tintura, aplicação de adereços).


Formador:

José Carlos Pinho

Formador certificado com mais de 40 anos de experiência no setor do calçado, e em particular na área da formação em design e desenvolvimento técnico de calçado.

Designer e modelador certificado.

Também empresário, desde 1981, ano em que criou o seu próprio estúdio de modelação de calçado onde realiza o desenvolvimento técnico dos modelos e dá acompanhamento a empresas de calçado.

Contamos com a ajuda da Cruz Vermelha Portuguesa que forneceram o calçado para ser reparado durante a ação. Pretendemos esta forma desenvolver competências práticas para apoiar iniciativas de solidariedades social sustentáveis.

O material para esta ação é fornecido pelo CTCP, sendo que no fim deverá ser devolvido.

Este curso realiza-se no âmbito do projeto BioShoes4All - Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto nº 11, investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente12 – Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU. Para mais informação consulte o website recuperarportugal.gov.pt.




Situação profissional atual:

Qual a motivação para se inscrever? Se está empregado(a), qual o nome da empresa?

Caracteres restantes: 240
voltar