Bem-vindo ao Sistema de Formação do
Centro Tecnológico do Calçado de Portugal

OFICINA: VALORIZAR PARA REUTILIZAR

OFICINA: VALORIZAR PARA REUTILIZAR

ID: 3822

Local da Formação: CTCP S.João da Madeira

Tipo de Organização da Formação: Presencial

Pré-requisitos:
Esta formação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Depois da inscrição os participantes serão contactados para confirmação da inscrição e para fazer levantamento de dados sobre o tipo de sapatos que querem transformar e o respetivo tamanho. Inscrições Limitadas .
Preço:
Gratuito
Data Início: 2021-05-10
Duração: 70 horas
Regime: Laboral
Horário: Manhã: 9h00 às 13h00 / Tarde: 14h00 às 17h00  - no(s) dia(s):  2.ª ,   3.ª ,   4.ª ,   5.ª ,   6.ª
Destinatários: Todos os interessados por temáticas como: Sustentabilidade, Eco-design, Produção de calçado, Sneakers, Moda,Reutilização, entre outros. Prioridade para candidatos desempregados do concelho de Santa Maria da Feira.
Objectivos:
Esta oficina visa promover a reutilização dos produtos de calçado, através da elaboração de um projeto individual de valorização de um par de sapatos
DESCRIÇÃO
E aquele par de sapatos encostado no fundo do armário? Deixou de ser problema! Transforme-os nuns sapatos confortável e volte a coloca-los nos pés.
O CTCP vai promover a oficina: “Valorizar para Reutilizar”, entre os dias 1 e 5 de fevereiro, no ShoeFabLab, em São João da Madeira.
Esta oficina visa promover a reutilização dos produtos de calçado, através da elaboração de um projeto individual de valorização de um par de sapatos que já pertença ao formando. Esta valorização pode ser feita a nível estético, mas também a nível técnico. Será um projeto realizado por cada participante com o apoio do CTCP e equipa de formadores.
Com esta oficina os participantes terão a oportunidade de transformar e valorizar esse par de sapatos, de forma a poder passar utilizá-lo no seu dia a dia - levarão para casa o seu par de sapatos renovado e adaptado ao gosto de cada um, aplicando desta forma o “upcycling”, ou reutilização criativa do produto e ao mesmo tempo aprender sobre o processo de construção do calçado.

Como vai funcionar?
Cada participante traz um par de sapatos seu que já esteja “encostado”, por não se identificarem com ele por exemplo ou ter passado de moda.
Esse par de sapatos, depois de analisado, será alvo de um projeto de individual de valorização, depois será desconstruído, personalizado, e montado numa nova forma. Serão substituídos os componentes ou acessórios que sejam necessários (solas, atacadores, aplicações, ilhós ou outras peças) por materiais mais sustentáveis.
O CTCP disponibiliza o espaço, equipa técnica para acompanhar a oficina e os materiais e ferramentas necessárias à valorização dos sapatos.
No final cada participante leva o resultado deste trabalho, ou seja, o par de sapatos melhorado e adaptado ao gosto de cada um.

Competência mobilizadas:Design do produto, Desenvolvimento técnico, Corte, Costura, Montagem, Acabamento.

Tipo de calçado a desenvolver: Sneaker

Esta oficina está integrada no projeto INOVA+, liderado pela Casa doa Choupos, cofinanciado POISE.









PRÉ-INSCRIÇÃO

Situação profissional atual:

Qual a motivação para se inscrever neste curso? Se está empregado(a), qual o nome da empresa?

Caracteres restantes: 240
voltar