Bem-vindo ao Sistema de Formação do
Centro Tecnológico do Calçado de Portugal

Oficina de marroquinaria: Bolsas inspiradoras

Oficina de marroquinaria: Bolsas inspiradoras

ID: 3860

UFCD: 2103 - Preparação da costura de bolsas e carteiras

Local da Formação: CTCP S.João da Madeira

Tipo de Organização da Formação: Presencial

Pré-requisitos:
Qualificações iguais ou superiores a 6º ano de escolaridade. Desempregados têm de ter o 12º ano. .
Preço:
Gratuito - Os participantes têm direito a subsídio de alimentação 4,77€ conforme legislação em vigor.
Data Início: a definir
Regime: Pós-Laboral
Horário: 18:15-21:15  - no(s) dia(s):  2.ª  e   4.ª
Destinatários: Adultos Ativos empregados (prioridade) e desempregados não DLD (não de longa duração).
Objectivos:
A formação que se apresenta propõe a aprendizagem da modelação , montagem e costura de uma bolsa clássica feminina, com mais de 100 anos de história.

No decorrer da formação, os alunos irão realizar individualmente todos os passos necessários para a construção desta bolsa, de forma a obter os conhecimentos técnicos base, que lhes permitirá no futuro recriar autonomamente a mesma.

A formação tem como objetivo fomentar o gosto pelo trabalho manual e dar a conhecer ao grupo a metodologia de fabrico de um artigo com valor cultural.

Modelo Kelly - uma bolsa inspiradora

Existem bolsas clássicas que são ícones na história da moda e que servem de inspiração para muitos criadores. O modelo “Kelly ”é um bom exemplo disso.

Escolhemos, por isso, a bolsa clássica e intemporal “Kelly”, ícone de luxo da marca francesa Hermès, para servir de inspiração na próxima Oficina de marroquinaria: Bolsas inspiradoras, que se realizará no FabLab em São João da Madeira, a iniciar no próximo dia 20 de maio.
“Nada extravagante, apenas uma mala simples e funcional direcionada para mulheres independentes e energéticas”, refere o site oficial da marca francesa sobre este modelo que os participantes da oficina terão oportunidade de desenvolver, materializar e levar para casa.

Um modelo clássico, versátil que pode ser usado com diversos looks e em diferentes ocasiões e que ao longo dos tempos se tornou numa das “it bags” mais desejadas pelo público feminino em todo mundo.


Curiosidade sobre a História do modelo Kelly
O nome inspira-se na princesa do Mónaco “ Grace Kelly”. Esta recebeu um modelo Hermès trapezoidal para usar no filme “To Catch a Thief”, de Alfred Hitchcock e apaixonou-se instantaneamente. Meses depois, em 1956, foi vista usando-a enquanto protegia a sua barriga de grávida dos paparazzi. E assim se popularizou uma bolsa que se viria a transformar num ícone de estilo e bom gosto. O nome em honra de Grace, advém de todo o aparato jornalístico envolto no mesmo. O modelo foi rebatizado oficialmente com o nome Kelly, pelo qual é reconhecido atualmente a nível mundial, em 1977.



Formador(a)/Orador(a): Andre Filipe Ferreira Amorim
Licenciado em Design de Moda e Têxtil pela ESART- Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.
Iniciou a sua carreira no Design e Modelação de Acessórios em 2009. Ao longo destes 11 anos tem vindo a colaborar com várias empresas do sector do calçado e marroquinaria, tanto nacionais como internacionais.
Em 2018 começou a colaborar com o Instituto Politécnico do Cavado e do Ave como Docente de Modelação e Produção de Calçado.

Termos e Condições

– A realização da ação está sujeita a um número mínimo de participantes.

– O processo de seleção é definido em função da tipologia do curso.

– A inscrição só é validada quando toda a documentação for entregue.

– Após o final da ação será atribuído um certificado de qualificação aos participantes com aproveitamento e com uma assiduidade igual ou superior a 90% do número total de horas da ação de formação.

– Os dados solicitados sobre o participante são obrigatórios para validação da inscrição e posterior emissão do Certificado de Formação Profissional na plataforma do Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).


PRÉ-INSCRIÇÃO

Situação profissional atual:

Qual a motivação para se inscrever neste curso? Se está empregado(a), qual o nome da empresa?

Caracteres restantes: 240
A seleção dos formandos, para esta ação de formação, terá em consideração os seus Dados Profissionais (preenchidos na ficha de registo ) e, entrega antecipadamente, dos seguintes documentos:
  • Certificado de Habilitações
  • IBAN Bancário (documento do banco que mencione que é titular da conta)
  • Se estiver empregado entregar a Declaração da Entidade Patronal com o seu horário laboral
  • Se estiver desempregado entregar a Declaração do I.E.F.P. (Instituto de Emprego e Formação Profissional) como está inscrito.
  • Comprovativo de residência. Exemplos: recibos como luz, água, internet, etc. ou Certidão da Junta de Freguesia ou Certidão de Domicílio Fiscal(tirada do Portal das Finanças), etc.
  • voltar