Bem-vindo ao Sistema de Formação do
Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
Oficina de Impressão 3D: Onde o digital complementa o tradicional

OFICINA DE IMPRESSÃO 3D: ONDE O DIGITAL COMPLEMENTA O TRADICIONAL

ID: 4691

Partilhar:        
Local: CTCP S.João da Madeira

Tipo de Organização: Presencial

Preço: Gratuito
Data início: 2024-06-24
Duração: 35 horas
Regime: Laboral
Horário: 9:30-13:00-14:00-17:30  - no(s) dia(s):  2.ª - feira ,   3.ª - feira ,   4.ª - feira ,   5.ª - feira ,   6.ª - feira
Destinatários: Destinada a industriais, designers, técnicos de desenvolvimento do produto, técnicos de calçado, entre outros
Objectivos:
O aparecimento e crescimento acentuado das tecnologias de Impressão 3D tem levado a que mais setores industriais olhem para esta tecnologia como um apoio no desenvolvimento de produto, apoio na produção e até no fabrico de componentes e calçado completo.

Com o objetivo de promover as variadas abordagens à tecnologia pelas empresas do calçado, o CTCP promove de 24 a 28 de junho uma oficina de impressão 3D, onde os formandos poderão usar a tecnologia como personalização, produção de ferramentas e de componentes, na construção de um sneaker.



Destinada a industriais, designers, técnicos de desenvolvimento do produto, técnicos de calçado, entre outros, a oficina decorrerá nas instalações do CTCP FABLAB em São João da Madeira e os participantes serão desafiados a usar processos digitais e processos tradicionais na produção de calçado, promovendo assim a integração dos dois mundos na conceção de um sneaker.



Seja para timbragem, componentes de personalização e ornamentação, ou até produzir um corte com partes em couro e partes impressas, os participantes irão adquirir conhecimento de uso básico de ferramentas de desenho, tecnologias de impressão 3D, costura e montagem com componentes impressos e, no geral, integração destes processos no fabrico tradicional de calçado.


Venha desafiar a sua criatividade, conheça a tecnologia e participe na oficina!

Formadores Margarida Mata e Pedro Duarte

Margarida Mata:
Mestre em Engenharia de Materiais com especial interesse na impressão 3D e trabalhos publicados na área do design para manufatura aditiva (DfAM).
Atualmente é investigadora na unidade de Inovação e Fabrico Digital do CTCP, onde explora as várias potencialidades dos materiais e tecnologias da impressão 3D no setor do calçado e marroquinaria.

Pedro Duarte:
Formador certificado com mais de uma década de experiência em projetos de impressão 3D com diferentes processos, materiais e aplicações. Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais, tem contribuído em diferentes projetos de inovação no setor do calçado e marroquinaria, com grande foco na impressão 3D.
É atualmente responsável pela área de Tecnologias de Prototipagem e Produção da unidade de Inovação e Fabrico Digital do CTCP

Situação profissional atual:

Qual a motivação para se inscrever? Se está empregado(a), qual o nome da empresa?

Caracteres restantes: 240
voltar