Bem-vindo ao Sistema de Formação do
Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
O COURO DO FUTURO

O COURO DO FUTURO

ID: 4411

Partilhar:        
Local da Formação: CTCP Felgueiras

Tipo de Organização da Formação: Presencial

Preço: Gratuito
Data início: 2023-06-13
Duração: 18 horas
Regime: Laboral
Horário: 14:30-19:00
Destinatários: Gestores, Designers, Técnicos de desenvolvimento do produto, Técnicos de Sustentabilidade, entre outros ligados à gestão e marketing do produto. PRIORIDADE PARA EMPRESAS DO CLUSTER
Objectivos:
Conhecer o processo de curtimenta na sua globalidade, com enfoque nos processos mais sustentáveis e com menor impacto ambiental.
Conhecer os vários tipos de acabamentos do couro e respetivas alternativas mais sustentáveis
Compreender a configuração e potencialidades do couro do futuro
1 – Preparação do couro para o curtume: vertente prática do processo clássico versus processos mais sustentáveis e com menor impacto ambiental.
2 – O processo de curtume: a prática do curtume com crómio e de alternativas mais sustentáveis com menor impacto ambiental.
3 – Tinturaria e sustentabilidade: aspetos práticos do processo de transformação da pele curtida em crust e avaliação do potencial para a sustentabilidade.
4 – Acabamento do couro e sustentabilidade: aspetos práticos do acabamento do couro e avaliação do potencial para alternativas mais sustentáveis.
5 - O couro do futuro e sua aplicação versus atualidade: o que será o potencial couro do futuro e a sua aplicação comparada com a dos tipos de couro atuais.

Horário:
13, 14, 20, 21 junho das 14:30-19:00

António Alfredo Crispim Ribeiro
Professor do Departamento de Química do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) de 1983 a 2021, tendo sido Professor Coordenador de 2000 a 2021, assumindo a Direção do Mestrado de Engenharia Química de 2007 a 2019, e tendo sido Investigador Responsável do Centro de Investigação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI) do ISEP de 2008 a 2020. Tem desenvolvido uma atividade científica muto ligada à indústria, em particular à indústria de curtumes na qual exerceu atividade técnica de 1979 a 2004 na Monteiro Ribas Indústrias, SA. Tem participado em diversas atividades científicas como: publicação de artigos, participação em conferências, coordenação de projetos com a indústria, tendo sido responsável por uma série de projetos no âmbito do Programa IDEIA, do Programa QREN e do Portugal 2020.

PRÉ-INSCRIÇÃO

Situação profissional atual:

Qual a motivação para se inscrever neste curso? Se está empregado(a), qual o nome da empresa?

Caracteres restantes: 240
voltar